Design

Jardim Vertical | Tenha um pra chamar de seu

Os jardins verticais têm ganhado destaque no paisagismo brasileiro nos últimos tempos, eles foram elaborados para suavizar a falta de áreas verdes em determinados centros urbanos e também para transformar a paisagem de locais com espaços pequenos. Muitas vezes, a falta de espaço acaba desmotivando as pessoas de ter um jardim em sua casa (principalmente aqueles que querem e podem ter um jardim em suas residências), mas, ao mesmo tempo, é interessante desenvolver espaços agradáveis em que seja possível ter contato com a natureza de uma forma charmosa, criativa e econômica.

Além de permitir ao usuário a harmonia do contato com a natureza, o jardim suspenso torna possível aproveitar os privilégios da arte da jardinagem, produzindo uma atividade terapêutica para aqueles que necessitam de momentos de tranquilidade e união com a natureza.

Existem diversas maneiras de criar um jardim suspenso em sua casa, utilizando materiais simples que irão permitir que você use aqueles que considerar o mais belo e também o mais ecologicamente corretos, além de poder escolher quais serão as formas de suspensão que você utilizará no seu jardim.

VASOS FIXOS: Um dos métodos mais interessantes para este tipo de jardim é feito por meio de vasos que são fixados na parede, seja com tela ou até mesmo peça de madeira (mais conhecidos como pallets e estrado) ou peças de metal, onde essa técnica diversifique de acordo com o local e o espaço escolhido e o mais importante é o tipo de material adequado para a fixação do jardim. Uma das melhores opções para este método é fazer um furo em seu vaso e prendê-lo com o prego fixado na madeira ou em qualquer tipo de painel que será aplicado, ou até mesmo na parede.

VASOS PENDENTES: Outra dica interessante para tornar o seu jardim vertical mais charmoso é utilizar os vasos em forma de pêndulos, fazendo com que a fixação crie um suporte ou até mesmo alças se preferir para o seu vaso, o que permitirá que você amarre ou fixe os vasos em qualquer superfície vertical, o que se torna uma ótima opção para espaços mais limitados.

PRATELEIRAS: As prateleiras também podem ser utilizadas nas paredes e podem ser feitas de madeira, plástico ou até mesmo metal, vai depender do custo e do gosto da pessoa. Uma dica importante são os caixotes que torna o jardim suspenso mais charmoso e bem diferente.

É importante ressaltar que a escolha da planta para o seu jardim suspenso deve levar em consideração as condições climáticas, de espaço e disponibilidade para cuidá-las, já que algumas espécies necessitam de mais cuidados que as outras.
As samambaias e jiboias são plantas ornamentais que não exigem muitos cuidados comparados a algumas plantas que necessitam ser sempre regadas, mas elas precisam ser cuidadas ao longo dos dias. Já as plantas com flores, como as margaridas, orquídeas e as rosas, possuem uma estrutura muito distinta, exigindo mais cuidado, não sendo recomendada para aqueles que amam e desejam um jardim suspenso em casa, porém não queira manutenção constante ou cuidados especiais.

Outra dica super interessante é o uso do jardim suspenso para fazer mini horta, nele será possível plantar condimentos como hortelã, salsa, pimenta e pequenas hortaliças como alface, couve e rúcula, por exemplo.

Espero que tenham gostado e não deixem de conferir muito mais inspirações na nossa galeria do Pinterest!

Imagens: Pinterest

Comments 1

  1. Ana Maria

    Adorei as sugestões, caprichadas!!! Beijo.

    Reply

Leave a Reply