Viagens

Gastronomia | 5 Restaurantes Magníficos em Montevideo

A coisa que eu mais fiz na minha primeira viagem pra Montevideo foi comer! Pra mim, a gastronomia é uma das formas mais deliciosas de descobrir sobre a cultura de um povo. Quando viajo busco sempre novas experiências e, ainda que em algum momento eu venha a sentir saudade da comida do meu país, feijão e arroz são sempre as últimas opções do cardápio. Eu queria mesmo era sentir o sabor daquele país.

Quando o assunto for comida, em se tratando de Montevideo, prepare-se para encontrar muita carne, batata e chivitos – um prato típico uruguaio e que você pode comer no pão, como um sanduíche, ou como uma refeição servida num prato. Ah, vale lembrar que eles têm uma campanha muito forte pelo consumo reduzido de sal, então a grande maioria dos restaurantes servem uma comida meio insossa, até o churrasco fica meio sem graça.

Além de ser inverno, o tempo de intervalo para o almoço era relativamente curto, logo, a sacada era pesquisar os restaurantes legais que ficassem perto da universidade e nossas referências costumavam ser as avaliações do Trip Advisor, e olha, não nos arrependemos.

Confesso que eu nem quis me pesar no fim da viagem, mas voltei com as melhores recordações gastronômicas da vida. O Damon (meu parceiro de tour gastronômico) e eu chegávamos num consenso, já que os pratos eram bem servidos, e sempre fazíamos o pedido “para compartir” (um prato para duas pessoas). Além de nos satisfazer, é uma ótima dica pra quem quer comer bem e não gastar muito, mas isso vai depender muito do seu apetite, ok?! Os cubiertos (entradas) já são metade da refeição, é bem por isso que quando pedimos o prato principal para dividir com alguém acaba sendo suficiente, e foi assim na maioria dos lugares.

Pra minha felicidade o hotel no qual me hospedo todas as vezes conta com um restaurante de tirar o chapéu, mas não se preocupe, você não precisa estar hospedado para almoçar ou jantar por lá. O DAKOTA SteakHouse & Bar conta com um menu, atendimento e ambiente de primeiríssima qualidade, não é à toa que está sempre lotado e, em alguns casos pode ser preciso fazer uma reserva, ou aguardar um pouco até que vague uma mesinha procê. No inverno passado, a noite, eles ainda contavam com drinks dobrados nas primeiras horas de funcionamento.

Dakota: 21 de Setiembre, 2752 – Montevideo, Uruguai

E falando em lugares incríveis, o Camélia é um café descolado, aconchegante e cheio de comidinhas saudáveis e deliciosas. Saladas, wraps, woks, brownies, tortas, cheesecakes, sucos e cafés maravilhosos são algumas das muitas delícias que você encontra por lá.  O ambiente é tão legal que muita gente acaba fazendo de lá um co-work (inclusive eu. :D).  Assim como no Dakota, aqui também dá pra ter acesso pelo hotel e eles abrem bem cedinho. Ah, e na última meia hora de expediente eles vendem a maioria dos produtos com 50% de desconto. 

Camelia: 21 de Setiembre, 2752 – Montevideo, Uruguai

A decoração exótica e o espaço reduzido fazem do El Viejo y Querido Café Almacén, um lugar super aconchegante, sem falar que estava a 200 metros da Universidade. Um cardápio não muito vasto, mas variado, tinha de massas a risotos de encher os olhos, sem falar nas sobremesas incríveis. Aliás, sobremesas eram as únicas coisas que não compartilhávamos, cada uma com a sua pra não ter briga.

El Viejo y Querido: Francisco Ros, 2748, esquina Luis de la Torre – Montevideo, Uruguai

Da Pentella, guarde esse nome! Se você procurar um bom restaurante italiano, em Montevideo tem. Descobrimos por acaso, tínhamos ido ao El Viejo y Querido para almoçar num sábado congelante, mas o restaurante estava fechado, foi quando olhamos pro outro lado da rua e vimos uma jovem senhora arrumando as mesas de outro estabelecimento, não pensamos duas vezes. Gracias Dios! O Da Pentella é hoje o meu restaurante favorito em MVD. A comida é maravilhosa e além do menu italiano eles também têm opções para quem curte as delícias da cozinha Mediterrânea.

Da Pentella: Luis de la Torre, 598 – Montevideo, Uruguai

O Martinez não é um restaurante, mas entrou pra essa lista porque os amantes de café merecem uma atenção especial. Além cafés tradicionais, têm também deliciosos cappuccinos e cafés gelados, sem falar nas opções para o desayuno. Depois que você tá há mais de 10 dias tomando o mesmo café do hotel, como era o meu caso, variar pode ser uma boa opção.

DICAS EXTRAS

McDonalds, dispensa apresentações e quebra um galho danado nos dias mais corridos. Os preços são bem equivalentes aos do Brasil, mas alguns sanduíches podem ser um pouco diferentes. Vale baixar o aplicativo no celular, mudar o país e conferir as ofertas.

Alguns self-services podem sair mais em conta e, além disso, os supermercados também oferecem a opções de refeições prontas para você montar e levar pra “casa”.

É sempre bom conferir os horários de atendimentos, geralmente mudam no inverno e nos finais de semana também.

Esses são alguns dos meus restaurantes favoritos, se fosse colocar todos esse post ficaria muito longo, mas vira e mexe dou dicas nas demais redes sociais, então não deixe de me acompanhar por lá também.

Café Martínez: 21 de Septiembre y Pedro F. Berro, 640 – Montevideo, Uruguai

Espero que as dicas ajudem vocês e se você caiu aqui de paraquedas e não tá entendendo muito bem, acessa esse post aqui e assiste esse vídeo que vai ficar tudo mais claro.

Me contem se querem mais dicas como essas e se você conhece algum desses lugares, compartilha comigo a sua experiência ou deixe dicas de mais lugares para que eu possa conhecer das próximas vezes.

Um xêro e até mais!

Leave a Reply